loader image

A 5ª Conferência de Arranjos Produtivos Locais APLs: Brasília – DF.

Data: 08 a 10 de Novembro de 2011

Conferencia realizada pelo MDIC – Ministério do Desenvolvimento Industria e Comercio Exterior e outras instituições em Brasília com o tema: 2º Geração de Políticas para Arranjos Produtivos Locais: Competitividade e Sustentabilidade onde ocorreram palestras, exposições de produtos e encontros de oportunidades, apresentações de projetos e casos de sucesso dos Núcleos Estaduais de APLs. Além disso, serão debatidas inclusão produtiva e responsabilidade social; crédito e microcrédito; inovação, conhecimento e tecnologia; ampliação do acesso a mercados; cooperação e governança; e capacitação profissional nos APLs; Crescimento econômico e a sustentabilidade dos APLs; Papel sobre grandes, médias e pequenas empresas; serviços nos APLs; o papel governamental no desenvolvimento dos APLs; Melhores práticas e novos modelos de gestão.

Os Arranjos Produtivos Locais são aglomerações de empresas, localizadas em um mesmo território, que apresentam especialização produtiva e mantêm vínculos de articulação, interação, cooperação e aprendizagem entre si e com outros atores locais, como governo, associações empresariais, instituições de crédito, ensino e pesquisa. O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic) é o coordenador do Grupo de Trabalho Permanente para APLs (GTP-APL), integrado por 33 instituições públicas e privadas, entre elas o Inmetro.

Desde a instalação do GTP-APL, em 2004, foram identificados mais de mil Arranjos Produtivos Locais em todo o País, que abrigam aproximadamente 295 mil empreendimentos responsáveis pela geração de quase três mil empregos.

Nesta oportunidade ocorreu o convite para apresentação do papel das pequenas e médias empresas. A Palestra ministrada foi “O Tamanho da empresa importa?”

https://www.gov.br/inmetro/pt-br/assuntos/noticias/5-conferencia-de-arranjos-produtivos-locais-acontece-em-brasilia

Voltar